Um inquérito levado a cabo nos Estados Unidos revela que os blogs são lidos por apenas uma minoria de internautas. Aliás, cerca de 66 por cento dos inquiridos nesta sondagem, confessou nunca ter visitado um blog.
De acordo com um inquérito realizado nos Estados Unidos, os actuais 30 milhões de blogs existentes na web são lidos por uma pequena minoria de internautas. Apesar de a blogosfera se ter tornado um autêntico fenómeno com novos blogs a surgirem a cada dia, a verdade é que são poucos os utilizadores que acedem a este tipo de sites.
Em média, segundo este estudo, apenas nove por cento dos internautas norte-americanos lêem blogues com frequência, onze por cento raramente o fazem e a grande maioria, 66 por cento, nunca consulta este tipo de sites.
A Gallup inquiriu 1013 pessoas, questionando-as acerca das suas actividades online. A visita de blogs surgiu em 13º lugar da lista, sendo o primeiro lugar ocupado pela consulta de emails, seguindo-se a leitura de notícias e informação meteorológica, as compras on-line e o planeamento de viagens, entre muitas outras actividades.
O estudo confirma a tendência de estagnação e descréscimo da leitura de blogs ao longo de 2005. Segundo os números apresentados, a faixa etária entre os 18 e os 29 anos continua a ser a que mais lê blogs, com 28 por cento, seguindo-se os indivíduos com mais de 50 anos, com 17 por cento de leitores.
Apesar dos números, a verdade é que há alguns que têm assumido um papel fundamental e conseguem contrariar esta tendência. Na maioria dos casos trata-se de blogs que extrapolam o conceito de páginas pessoais, ainda muito associado a estes sites. Como exemplifica o jornal Público, o blog Abrupto, de José Pacheco Pereira, conseguiu na noite das eleições presidenciais mais de 16 mil page views.
É óbvio que este número é ainda muito reduzido, quando comparado com as 380 mil page views que o blog de tecnologia Gizmodo regista diariamente. Ainda assim, o fenómeno da blogosfera em Portugal é notório e ultrapassou em muito as raias da internet. Alguns conhecidos blogs como "O meu pipi", de autor desconhecido, "Gato Fedorento", "No Parapeito", de Rita Ferro Rodrigues, e "Barbabé", dos Barnabés, foram transformados em livro, obtendo bastante sucesso de vendas nas livrarias portuguesas.
ASP, 2006/03/03
Fonte: Ciberia
Lido em: Peopleware