17.4.07

72 milhões de blogs em Março! (2007-04-10)

Um estudo efectuado pela Technorati mostra que a taxa de crescimento da blogosfera abrandou. Se nos últimos dois anos estes espaço duplicava a cada seis meses, agora demora um ano a atingir os mesmos resultados.
No mês passado foram contabilizados 72 milhões de blogs, mais do dobro dos contabilizados há um ano. Por segundo são criados, em média, 1,4 novos blogs, diz a empresa responsável pela monitorização da blogosfera em comunicado.
A análise mostra que os splogs - blogs criados com o intuito de distribuir spam - estão a crescer. Os dados compilados mostram que diariamente são criadas entre três e sete mil páginas deste tipo. Em Dezembro passado estes blogs atingiram o seu valor máximo, registado-se o aparecimento de 11 mil novas páginas do género no mesmo dia.
A actualização dos sites foi analisada com base nos post publicados. Neste segmento apurou-se que, por dia, são publicados 1,5 milhões de posts, ou seja, 17 por segundo. O japonês é a língua mais comum nos blogs, já que perfaz 37 por cento dos idiomas utilizados. O inglês ocupa a segunda posição da tabela (33 por cento), seguído do chinês (8 por cento) e o italiano (3 por cento). O português está presente em dois por cento dos blogs.
Uma das novidades na análise da Technorati foi para o aumento na utilização de tags para classificar posts já que 35 por cento de todos os posts de Fevereiro deste ano usavam pelo menos um tag e 2,5 milhões de blogs recorriam ao mesmo método em pelo menos um dos textos publicados.
O estudo “O Observador Cetelem”, que analisou a relação dos portugueses com a Internet, revelou que, por dia, o público nacional cria cerca de 400 blogs, uma valor baseado nos indicadores do SAPO, admitiram os responsáveis ao TeK. Na mesma análise foi demonstrado que 20 por cento da amostra inquirida era visitante dos mesmos espaços online.

2007-04-10 11:30:00
Fonte: TEK Sapo
Lido em: Peopleware